Uma nova espécie de soja pode acabar com o vírus do HIV.

Nenhum Comentário


Uma nova espécie de soja esta sendo desenvolvida pela Embrapa no Brasil, isso poderá ser considerado um grande avanço na luta contra a Aids se realmente a produção dessa vacina for concretizada.

Essa nova espécie da planta é muito rica em uma proteína poderossima que inibe a multiplicação do vírus no organismo.
Foi feita a coleta de sementes de soja modificada em laboratório. Depois de nove anos estudando o comportamento das sementes os pesquisadores dos Recursos Genéricos da Embrapa, Também com a parceria do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, fazem testes para produzir uma espécie de soja mudada  geneticamente, que será rica em uma proteína capaz de inibir a prpagaçao do vírus da Aids.

A proteína contida nessa soja recebe o nome de cianovirina. O maior dificuldade antes da descoberta dessa soja geneticamente modificada era que essa proteína só poderia  ser encontrada em uma espécie de alga marinha, mas com o passar do tempo pesquisadores conseguiram de alguma forma extrair apenas a  parte do gene da alga marinha responsável pela produção da cianovirina e posteriormente transferir e adaptar  para a soja.

Em um levantamento feito pelo o Ministério da Saúde recentemente, existem mais de 733 mil pessoas infectadas com vírus HIV no Brasil e diz que esse numero aumenta cerca de 5% a cada ano.

Eles também estudam a criação de um gel elaborado também a base de cianovirina que seria capaz de diminuir expressivamente o risco da contaminação.

As sementes que foram modificadas geneticamente já se encontram prontas e poderão ser utilizadas como matéria-prima para fabricação do gel. Agora só depende do interesse de uma indústria farmacêutica para o desenvolvimento e fabricação desse medicamento que promete ser novo e revolucionário na extinção da Aids.


back to top